Verão terá temperaturas extremas no Brasil

08/10/2015 10:26

O próximo verão promete ser um dos mais insuportáveis de todos os tempos no Brasil, com as temperaturas ultrapassando facilmente os 40ºC por vários dias seguidos. Isto nos locais tradicionalmente mais quentes, como Rio de Janeiro, Piauí, Tocantins e partes de Mato Grosso, como a capital Cuiabá.

Segundo meteorologistas, os termômetros podem registrar calor até 4ºC acima da média. As altas temperaturas resultam de uma combinação inédita, entre a elevação da temperatura média do planeta por conta do aquecimento global e um fenômeno El Niño muito intenso.

De acordo com especialistas, o mundo já está 0,8ºC mais quente por conta do aquecimento global provocado pela ação humana. E tudo indica que 2015 deverá ser o ano mais quente já registrado.

Para piorar, a previsão para este ano é de que haja um super El Niño, ou mesmo um El Niño monstro, como já vem sendo chamado. O fenômeno está relacionado ao aquecimento das águas do Pacífico Sul e, em geral, à elevação das temperaturas globais. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, o EL Niño deste ano pode ser tornar um dos quatro mais quentes dos últimos 65 anos.

Os meteorologistas dizem, ainda, que já é possível saber que o próximo verão será seco em várias partes da Amazônia e também registrará menos chuvas do que a média no Nordeste. Já o Sul do país será castigado por chuvas mais intensas. Mas, os especialistas ainda não arriscam dizer como será o regime de chuvas nas regiões Centro Oeste e Sudeste.


ASSOCIAÇÃO DE SERVIÇO DE RADIODIFUSÃO CULTURAL COMUNITARIA DO BAIRRO SANTA MARIA II