Várzea Grande abre Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama com o Abraço Rosa, hoje às 17 horas

30/09/2015 11:18

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande abre oficialmente hoje (30), às 17 horas, a Campanha Outubro Rosa tendo como tema escolhido “Com a união de todos e o abraço à causa, o combate ao Câncer de Mama se torna mais eficaz”. A abertura da Campanha em Várzea Grande será marcada por um ato simbólico, em frente ao Paço Couto Magalhães, Abraço Rosa como forma de chamar a atenção da sociedade sobre a importância de se prevenir contra o Câncer de Mama. A sede da Prefeitura Municipal ficará iluminada na cor rosa durante todo o mês de outubro.

A Campanha Outubro Rosa tem como principal objetivo despertar a atenção da população para a importância do auto-exame, detecção precoce da doença, tratamento e cura do câncer de mama. O Abraço Rosa marcará o início das ações que acontecerão em diversos pontos da cidade durante todo o mês, voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos que acometem principalmente as mulheres.

Além da Abertura Oficial no Paço Couto Magalhães, nesta quarta-feira (30), uma extensa programação foi elaborada pela Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande com atividades voltadas a Saúde da Mulher em toda Rede de Saúde do município. No dia 01 de Outubro, o Centro Integrado da Mulher (CIM) fará a abertura das ações a partir das 08 horas, com Palestras, dinâmicas de grupo, maquiagem  e sorteio de brindes.

O Hospital e Pronto Socorro Municipal também preparou uma programação especial. A abertura da Campanha Outubro Rosa será no dia 02 de outubro, às 15 horas, com a presença de autoridades, e haverá palestras com mastologista, além de distribuição de laços símbolo da Campanha. No decorrer do mês de Outubro, o tema Câncer de Mama será intensificado entre os profissionais e usuários que passam pela Unidade. Distribuição de materiais informativos e palestras são algumas das atividades.

Nos dias 05,12,19 e 26 de outubro, no período da manhã, no Centro de Referência de Assistência Social- CRAS Cristo Rei, será editado o espaço Cor de Rosa onde equipes de cabeleleiras estarão proporcionando momento de beleza aos frequentadores do Centro.

Já nos dias 06,13,20 e 27 de outubro, período da tarde, haverá dinâmica de grupo com psicóloga que estará ministrando palestras sobre causas e efeitos do câncer de mama. Nos dias 07,14, 21 e 28, período integral, será disponibilizado serviço de massoterapia.  Nos dias 02,09,16,23 e 30, período matutino, será a vez da atividade física como forma de incentivo aos hábitos saudáveis. Durante todo o mês de outubro as ações se concentram na prevenção ao câncer de mama com exames preventivos (CCO’s) e mamografias. Nos dias 08,15,22 e 29 as mulheres poderão participar de um dia de Beleza com uma Empresa de Maquiagem.

O Cronograma de atividades elaborado para acontecer nas Unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), Policlínicas e Centros de Saúde segue de acordo com as seguintes atividades:

PSF Bairro Unipark- A Abertura da Campanha Outubro Rosa será no dia 02, das 08 às 10 horas, com palestras, dinâmicas e café da manhã saudável. No decorrer do mês de outubro haverá consultas com médicos especialistas, solicitação de mamografia, coleta de CCO, rastreamento de câncer de mama e trabalhos de Educação em Saúde.

 

 

Centro de Saúde COHAB Cristo Rei- A abertura será no dia 05 de outubro, das 08 às 10 horas com palestras e panfletagem. Nos dias 12, 13, 14,21 e 26/10 haverá arrastão nas principais ruas do Bairro e distribuição de panfletos informativos sobre o Câncer de Mama.

 

Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia - No decorrer do mês de outubro, de 01 a 31/10, haverá panfletagem, consultas com médicos especialistas, solicitação de mamografia, coleta de CCO, rastreamento de câncer de mama e trabalhos de Educação em Saúde.

PSF Bairro Jardim Manaíra- A Abertura da Campanha Outubro Rosa será no dia 07 de outubro, das 08 às 10h30 com Palestra, Roda de Conversa, sorteio de brindes, agendamento de mamografia e coleta de CCO. Durante todo o mês de Outubro haverá consultas com médicos especialistas, solicitação de mamografia, coleta de CCO, rastreamento de câncer de mama e trabalhos de Educação em Saúde.

 

 

PSF Bairro Jardim União- A Abertura será no dia 14 de outubro, das 08 às 10h30 com palestras sobre o Câncer de Mama e café da manhã saudável. No decorrer do mês de outubro terão atividades educativas sobre as temáticas, consultas com médicos especialistas, solicitação de mamografia, coleta de CCO, rastreamento de câncer de mama e trabalhos de Educação em Saúde.

PSF Bairro Capão Grande- A Abertura das atividades será no dia 22 de outubro, a partir das 14 horas, com palestras, rodas de conversa e café da manhã saudável. Durante todo o mês de outubro haverá consultas com médicos especialistas, solicitação de mamografia, coleta de CCO, rastreamento de câncer de mama e trabalhos de Educação em Saúde.

PSF Bairro Souza Lima- No decorrer do mês de outubro haverá consultas com médicos especialistas, solicitação de mamografia, coleta de CCO, rastreamento de câncer de mama e trabalhos de Educação em Saúde.

PSF Bairro São Matheus- No decorrer do mês de outubro, de 01 a 31/10, haverá panfletagem, consultas com médicos especialistas, solicitação de mamografia, coleta de CCO, rastreamento de câncer de mama e trabalhos de Educação em Saúde.

PSF Bairro da Manga- No decorrer do mês de outubro, de 01 a 31/10, haverá panfletagem, consultas com médicos especialistas, solicitação de mamografia, coleta de CCO, rastreamento de câncer de mama e trabalhos de Educação em Saúde. 

Centro de Saúde Jardim Imperial- As atividades acontecerão de 1 a 31 de outubro. Haverá palestras, rodas de conversa, sorteio de brindes, solicitação de mamografia e coletas de CCO. No decorrer do mês de outubro terão atividades educativas sobre as temáticas, consultas com médicos especialistas, solicitação de mamografia, coleta de CCO, rastreamento de câncer de mama e trabalhos de Educação em Saúde.

Centro de Saúde Água Limpa- No decorrer do mês de outubro terão atividades educativas sobre as temáticas do câncer de mama, consultas com médicos especialistas, solicitação de mamografia, coleta de CCO, rastreamento de câncer de mama e trabalhos de Educação em Saúde.

Policlínica Miguel Baracat/ 24 de dezembro- As atividades educativas sobre o Câncer de Mama serão nos dias 02,09,16,23 e 30 de outubro, período integral, com trabalhos de educação em saúde sobre como realizar o auto exame das mamas e formas e cuidados de como detectar sinais e sintomas da doença. Além de disponibilizar coletas de CCO e exames clínicos das mamas.   

Policlínica Dr. Moacyr D”Lannes- No decorrer do mês de outubro, sempre as terças, quartas e sextas-feiras, período integral, haverá consultas médicas, intensificação na Coleta de CCO, mamografias e trabalhos de Educação em Saúde.

Policlínica Parque do Lago- A abertura da Campanha Outubro Rosa – prevenção ao Câncer de Mama será no dia 9, às 08 horas, com a participação das mulheres atendidas pela Unidade do bairro e regiões vizinhas. Atividades educativas sobre o Câncer de mama serão realizadas nos dias 09,16,23 e 30 de outubro, sempre no período matutino.

Policlínica Cristo Rei- As atividades educativas sobre o Câncer de Mama serão nos dias 02,09,16,23 e 30 de outubro, período integral, com trabalhos de educação em saúde sobre como realizar o auto exame das mamas e formas e cuidados de como detectar sinais e sintomas da doença. Além também de coletas de CCO e exames clínicos das mamas.  

Policlínica do Marajoara- As atividades educativas sobre o Câncer de Mama serão nos dias 02,09,16,23 e 30 de outubro, período integral, com trabalhos de educação em saúde sobre como realizar o auto exame das mamas e formas e cuidados de como detectar sinais e sintomas da doença. Além de coletas de CCO e exames clínicos das mamas.  

Policlínica do Bairro Jardim Glória- As atividades educativas sobre o Câncer de Mama serão nos dias 02, 09,16,23 e 30 de outubro, período integral, com trabalhos de educação em saúde sobre como realizar o auto exame das mamas e formas e cuidados de como detectar sinais e sintomas da doença. Além também de coletas de CCO e exames clínicos das mamas.   

“Cada Unidade de Saúde do município foi estimulada a elaborar sua programação de acordo com sua demanda local. A nossa recomendação é que as mulheres façam os exames clínicos rotineiros, capazes de detectar a presença ou não de nódulos nos seios, mesmo que seja pequeno ou indolor. Quanto mais rápido a detecção, maiores são as chances de cura”, disse a enfermeira responsável pela Área Técnica da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Juselly Lima.

Juselly Lima reforça ainda que as pacientes podem e devem comparecer aos Postos de Saúde para realizar os exames. Essas Unidades estão estruturadas e orientadas para proceder a esse atendimento especial durante todo o mês de outubro.

Monumentos públicos e privados localizados em vários pontos da cidade serão iluminados na cor rosa como forma de chamar a atenção da população sobre o tema Câncer de Mama. Em Várzea Grande ficarão iluminados com a cor Rosa a Sede da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, o Portal Oficial da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Praça Áurea Brás, Praça da Todimo, Praça Aquidaban, Cristo Redentor localizado na Rotatória do Bairro Cristo Rei e Caixa D’água da Igreja Nossa Senhora do Carmo.

FONTE: https://www.varzeagrande.mt.gov.br/portal/conteudo/14860#


ASSOCIAÇÃO DE SERVIÇO DE RADIODIFUSÃO CULTURAL COMUNITARIA DO BAIRRO SANTA MARIA II